quinta-feira, 29 de março de 2012

2 - O que é o Leviatã? Será um Dragão? - PARTE 5

De acordo com o Instituto Cristão de Pesquisa – ICP, o nome Leviatã, “vem do termo em hebraico: liwjathan, cujo significo é ‘animal que se enrosca’, sendo modificado pelo latim bíblico para "leviathan".
Também é conhecido como ‘o monstro marinho’ do caos primitivo e cujas origens remontariam à mitologia fenícia, na qual encarna a resistência oposta a Deus pelos poderes do mal.
Trata-se do nosso popular crocodilo, um réptil de grande porte que viveu quase que constantemente na água. Por inferência, a criatura tambémé citada em Ezequiel 29.3 e 32.2, como sendo um ‘dragão’. 


É interessante notar que fósseis já identificaram crocodilos de até 15 metros que viveram sobre a terra na antiguidade. Atualmente, os maiores representantes da espécie não excedem os sete metros. ”Leviatã (Leviathan ou Leviatha) é dado na demonologia como um dos “quatro príncipes coroados do inferno”. É o monstro marinho bíblico, de enormes proporções e rei de todas as criaturas do mar.
Seu nome vem do hebraico, e significa literalmente; Serpente Tortuosa, uma referência tanto a sua natureza animalesca como ao seu aspecto oculto. Seu arquétipo refere-se a brutalidade, ferocidade e aos impulsos mais selvagens e incontidos da humanidade. A verdade é que este ser influenciou gerações, reinados e até mesmo escritores das diversas áreas científicas:
1.Leviatã e a História:
Esse grande monstro, transcorreu a História, incentivou crenças e influenciou lendas como o “monstro de Lokh Ness”, “Pé Grande”dentre outros, é um assunto envolvente e abre nossos estudos sobre Mistérios da história à luz da Bíblia. 

Segundo a própria História, o Leviatã sempre foi uma criatura especulada, geralmente em grandes proporções, bastante comum no meio dos navegantes europeus da Idade Moderna.
Para se ter uma noção desse mostro, durante as grandes navegações do século XIV e XV, Leviatã personificou o medo do Mar e do desconhecido. Nesta época não foram poucos os relatos de que tripulações inteiras dragadas por este ser, que era tido como a besta marinha por excelência que se escondia nas tempestades, destruía portos inteiros e afundava as embarcações.
Já em alguns relatos históricos como os escritos de La Légende Dorêe, datados de 1518, Leviatã é comparável na sua essência a um dragão, metade besta e metade peixe, muito maior que um boi e absurdamente mais comprido e rápido que um cavalo. 

Seus dentes são agudos como espadas e possui chifres emambos os lados da cabeça. Para tais escritos, a descrição visual de Leviatã ésempre a de uma criatura abissal de proporções gigantescas. Estudos recentes revelaram que existiu um “Dragão” que tinha a forma de serpente gigante, é ocaso do Dragão Escandinavo.
A pesquisa é do professor e doutor em história medieval Johnni Langer. O estudo define que este Dragão em forma de serpente gigante existiu em quase todas as culturas e períodos da História. Esse fato torna algumas suposições bem complexas para seguir uma tipologia. “Drakkar”é a denominação latinizada, empregada para navios Vikins, que pareciam os Dragões dos mares. 

Nestes navios, os Vikins ( que era o pseudônimo adotado apartir do século XVIII para todas as culturas de origem germânica que habitavama Escandinávia entre os séculos VIII e XII.) para amedrontar os inimigospintavam em seus escudos e esculpiam cabeças de Dragões em forma de serpentes.
Era uma forma de mostrar o monstro que encontravam eguerreavam em suas viagens marítimas. 

CONTINUA...
Bibliografia: - Shedd, Russel , A Bíblia Vida Nova, SBB eSREVN; - Bíblia Ilúmina; - Wikipédia; - Dragões, Mitos e Verdades, Ed. Escala;- Instituto Cristão de Pesquisa – ICP; - Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD

0 comentários:

Postar um comentário

adrimaceio@hotmail.com

Seguidores