quinta-feira, 29 de março de 2012

A contribuição da educação e da evangelização

"Que a Violência e a miséria social seja extinta deste planeta e os homens possam navegar por águas pacíficas do conhecimento e da Educação Religiosa".

O índice de violência e desacato moral estão presentes em nossa Sociedade. Nossos hábitos e costumes a cada dia são empurrados forçadamente pelo ambiente socio cultural, fazendo com que a capacidade de escolha de muitos seja limitada.
Surge então a Psicologia, que a todo modo tenta estudar, conhecer e aplicar suas técnicas com argumentações para às massas, tentando assim, compreender um pouco desta performance étnica.

Com raras exceções, a influência do coletivo em relação ao indivíduo indubitavelmente é algo estarrecedor e chega a ter a capacidade de mudar posturas éticas e equilíbrios emocionais, transmitindo-os, em todos os aspectos, aquilo que lhe é peculiar, o direito inalienável do sujeito.
Mas todos nós somos cientes que devido à grande influência do meio social em que vive, o cidadão, que deveria ter sua postura lapidada sob a ótica do sistema que o cerca e ser catequizado naturalmente, não está em hipótese alguma se submetendo as regras morais de conduta. Isto é fator preponderante para gerar a Fome, a Miséria e o pior de tudo, a Violência.
Estatisticamente falando, o quadro da Sociedade que vivemos não é muito favorável ao bem estar da humanidade. Segundo recentes pesquisas a morte de jovens em acidentes de transporte cresceu mais de 30% em dez anos, muitas delas por influência de bebidas. Aqui está um exemplo da falta de Educação no Trânsito.
De acordo com o Jornal OGLOBO, Em 2008,Alagoas era o estado com maior taxa de assassinato de jovens: 125,3 para cada grupo de 100 mil jovens. O Espírito Santo vinha em segundo lugar, com taxa de 120. O Distrito Federal ficou em sexto e o Rio de Janeiro em sétimo, com 72,5.
Entre as capitais, Maceió tinha a taxa mais alta,com 251,4, seguida por Recife (211,3). O Rio, que em 1998 ocupava a terceira posição, com taxa de 141,1, aparece agora em 20.º (taxa de 72,8). Em 2008, pela primeira vez na década, o Nordeste teve mais vítimas de homicídio jovens do que o Sudeste: 6.742 ante 5.911. Em 1998, as vítimas nordestinas eram um terço das do Sudeste.
Continuando neste quadro de horror social, o Ministério da Justiça e Instituto Sangar nos informam o mapa atual de Violência presente no corrente ano de 2011. Vemos que o aumento de homicídios no Brasil, nas últimas décadas, teve como motor a morte de jovens.
Ainda em 2008, ano mais recente com dados no estudo, a juventude de 15 a 24 anos representava 18,3% da população, mas o número de jovens assassinados (18.321) correspondeu a 36,6% do total de homicídios no país.
Quando falamos de miséria, para se ter idéia, de acordo com o IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) até o ano de 2004, quase 14 milhões de pessoas passavam fome . De 52 milhões de domicílios particulares estudados, foi constatado que 14 milhões de pessoas viviam com insegurança alimentar grave eperto de 6 milhões de indivíduos moravam em domicílio com rendimento mensal percapita que não ultrapassava R$ 65 por pessoa.
E por aí vamos. Atualmente este caos generalizado cresce em proporções maiores na sociedade mundial. O que os grandes governantes ainda não perceberam é que a única forma de estancar esta "sangria social" é o combate direto nas suas bases.
E qual a arma que podemos usar para combater esta realidade cruel? Ora que o diga os evidenciados estudiosos. Partindo do princípio, percebemos um grande desequilíbrio entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Enquanto que nos primeiros, o índice de drogas, violência, miséria e morte diminuíram, o segundo, a cada dia, tem aumentado.
Foi descoberto então que o segredo dessa desproporção estava justamente no investimento da educação. Queridos, a Educação é a espada que corta por absoluto o mau de ordem moral.
Sabemos que o ser humano na fase adulta é o produto final de sua trajetória deformação. Neste trajeto, percebe-se então facilmente a importância e ao mesmo tempo a necessidade do fator “Educação” como um reagente indispensável nesta formação do ser social.
É facilmente percebido que o indivíduo social, ao passar pela reavaliação dos conhecimentos adquiridos na infância e adolescência, emite o reflexo desta em sua vida adulta.
Endossando nosso ponto de vista, o escritor humanista e ensaísta francês Michel Eyquem de Montaigne( 1533 -1592), ao submeter-se numa profunda análise exegética acerca dos Dogmas da sua época, analisando Instituições, opiniões e costumes, revela a importância da educação infantil,como pressuposto para constituição do sujeito.
A EVANGELIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO
Em vista de tudo isto, onde se encaixa a Religião com seus confortos espirituais e bálsamos espirituais? Será que a Evangelização tem sua parcela de contribuição na restauração do ser social? Bem, os presídios que o digam. Hoje as igrejas evangélicas estão desenvolvendo trabalhos sociais e evangelísticos com resultados fantásticos.
De acordo com a Revista VEJA e segundo o censo penitenciário, 80% dos detentos estão contaminados pelo bacilo da tuberculose. Um em cada seis é portador do vírus da Aids. Muitos condenados, por falta de assistência jurídica, continuam presos mesmo depois de cumprir sua pena.
Uma matéria feita pelos jornalistas Daniel Nunes Gonçalves e Roberta Paixão da mesma fonte de informação relatam que desde 1991 missionários da Assembléia de Deus, a maior igreja evangélica do país, começaram a visitar regularmente o Carandiru.
No Rio de Janeiro, a pregação carcerária começou em 1993, quando o pastor Caio Fábio, da Igreja Presbiteriana, batizou de uma vez treze convertidos no presídio de Bangu I. Entre eles estava José Carlos Gregório, o “Gordo”, líder do Comando Vermelho, famoso por ter seqüestrado um helicóptero com o qual tirou o traficante “Escadinha” do pátio de uma penitenciária.
O caso do pastor Cesar’El,da Assembléia de Deus, é ainda mais espantoso. Antigamente conhecido como“Eduardo Capeta”, o ex-comandante das bocas-de-fumo do Morro do Andaraí, no Rio, converteu-se há três anos por insistência da mãe e tornou-se um ídolo musical.
Cesar gravou no ano passado um disco com versões evangélicas de raps, incluindo aquele que diz "Eu só quero é ser feliz/ Andar tranqüilamente na favela onde eu nasci." O refrão mudou para "Você pode ser feliz/ Aceite Jesus, que na cruz morreu por ti." O disco é sucesso atrás das grades.
Que mistério é esse que a Evangelização tem de lapidar o caráter e a personalidade do cidadão extraviado do caminho da integridade e da moral mediante a influência das Sagradas Escrituras?
O segredo está aí, a Palavra de Deus é fonte restauradora. E a mesma nos exorta que o mundo está sob a influência do mal de ordem moral denominado Pecado.
Se a Educação secular com seus princípios morais prepara o homem para conviver em harmonia com a Sociedade a Religião, ou melhor, a Educação religiosa, através da Evangelização, por outro lado Lapida, transforma, purifica, santifica eprepara o homem para morar no céu.
Em oposição a sociólogos e escritores famosos como Durkheim, David Hume, Freud e Nietzsche, discordantes da obra prima que é a Educação Religiosa através da Evangelização e opositores da linda influência desta na formação e restauração do cidadão, a Bíblia em suas contundentes e reveladoras mensagens,trazem uma nova perspectiva de vida aos homens que perderam todas as suas esperanças e aos seus olhos, oportunidades.
É bem verdade que existe uma tendência maior do homem em acreditar na ilegitimidade das crenças religiosas do que em milagres, no poder da oração e na transformação do homem pela influência da Evangelização.
É aí então que entra a pessoa do cristão evangelizador neste processo evolutivo de mudança e transformação do cidadão. O verdadeiro visionário e evangelista cristão, que é o evangelizador analítico, deve conciliar teoria e prática no processo evangelístico cristão, pois existem nele condições ideais e coerentes ao verdadeiro crescimento do indivíduo, uma vez que a inerrante Palavra de Deus com seu conforto e doutrina espiritual é fator indispensável ao combate da violência ,a fome e a miséria espiritual.

Temos em nossas mãos uma arma poderosa para contribuir contra a violência e a favor da estabilidade social. Esta arma é a Palavra de Deus transmitida através da evangelização. Então mãos à obra.

adrimaceio@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

adrimaceio@hotmail.com

Seguidores