quinta-feira, 29 de março de 2012

V - Dragões à luz da atualidade - PARTE 4

Ainda existem dragões?
Sim. Porém,o Dragão do século XXI nã tem diversas cabeças, não solta fogo pelas narinas ou boca e não tem o tamanho de um edifício. Trata-se do réptil Varanus komodoensis,conhecido como dragão-de- komodotambém chamado de “crocodilo-da-terra”.
Um tipo de lagarto, descoberto em 1912, encontrado na Indonésia, mas especificamentenas ilhas de Gili Motang, Komodo, Flores e Rinca. Essa espécie de animal que se assemelha muito a um “dragão”, pertence na realidade à família de lagartos-monitores Varanidae, e é conhecida como a maior espécie de lagarto que já existiu em todos os tempos.
Chegando a atingir entre dois a três metros e meio de comprimento e pesar até 125 kg quilogramas de peso. Suas vítimas geralmente são os javalis, cabras, veados, búfalos,cavalos, macacos, insetos e até mesmo seres humanos. 


Seu aspecto realmente lembra um Dragão, são excelentes caçadores e geralmente a gemem bando. Ele não mata suas presas de cara, mas sua mordida causa infecção quemata com algum tempo.
O monstro aguarda a vítima ficar putrefacta, pois não gosta de carne fresca. O réptil éovíparo e coloca em média 15 a 35 ovos na areia por fêmea no fim da estação das chuvas. Os ovos se abrem depois de dois meses ou menos, e nascem medindo em torno de 20 a 25 centímetros de comprimento.
Vivem, em média, 50 anos. Atualmente existem cinco mil Dragões- de- Komodo espalhados pelo mundo. Em decorrência deste“gigantismo”, estes enormes lagartos, juntamente com as bactérias simbiontes,dominam o ecossistema onde vivem, até porque possuem um alto teor de toxinas fatais.
Pra se ter idéia, este animal abriga mais de 50 espécies de bactérias dentro de sua boca, um verdadeiro coquetel devastador. Não são animais agressivos mas a população da ilha em que eles vivem tomam bastante cuidado.
Pra se ter idéia, uma criança de nove anos foi morta no ano de 2007 por ter recebido diversas mordidas de um Dragão-de- Komodo que não soltou a vítima. 

Algo interessante e macabro
Um fato chamou a atenção dos biólogos, em dezembro de 2006 duas fêmeas de Dragão-de- Komodo residentes em zoológicos da Inglaterra deram a luz a filhotes, este fato causou surpresa nos cientistas porque as fêmeas não tiveram contato algum com machos de sua espécie.
Depois de algum tempo ovos foram gerados e desenvolvidos. Foi aí que os biólogos descobriram que eles são capazes de auto-produção, através de um processo misterioso chamado de Partenogênese. Para a comunidade científica, a capacidadede realizar a partenogênese garante a reprodução da espécie mesmo que a fêmea viva isolada. As crias sempre serão machos que procriarão com a própria mãe para manter a espécie.

CONTINUA... Bibliografia: - Shedd, Russel , A BíbliaVida Nova, SBB e SREVN; - Bíblia Ilúmina; - Wikipédia; - Dragões, Mitos eVerdades, Ed. Escala; - Instituto Cristão de Pesquisa – ICP; - Bíblia de EstudoPentecostal, CPAD

0 comentários:

Postar um comentário

adrimaceio@hotmail.com

Seguidores