quarta-feira, 21 de março de 2012

Você acredita em Dragões? e no Leviatã? PARTE I

Dragões. PARTE 1
Essas assustadoras e temidas criaturas, mitológicas ou não,que lembram serpentes e lagartos fazem parte do imaginário e até mesmo do realdos mais diversos povos desde a antiguidade.
Hoje, seja em filmes, documentários, desenhos animados, quadrinhos,literatura, artes marciais ou religião, a figura do famoso cuspidor de fogo éutilizada na criação de histórias mirabolantes.
Quem nunca ouviu falar em livros de ficção que retratam, dealguma forma, este universo fantasioso, ou em filmes, onde o herói tem devencer um destes seres? Quem nunca leu alguma passagem na Bíblia falando sobredragões?
Ou quem nunca parou para questionar as características do monstroLeviatã? Este personagem que atravessou poderosamente diversas fases dahistória do homem e os mistérios que envolvem essa incrível lenda, tãoenraizada na cultura oriental e símbolo de maldade e medo, na ocidental,merecia um destaque maior neste espaço.
Uma oportunidade que reunisse um exclusivo e amplo conteúdosobre o tema e suas ramificações bem como respalde bíblico.
Por isso,abordaremos neste espaço teológico estes seres que estão em destaque einfluência em todo o mundo, nas diversas áreas de nossas culturas, como nastatuagens dos integrantes da organização criminosa japonesa Yakuza, em jogoseletrônicos tipo RPG, nas disputas com heróis medievais, no Kung Fu de BruceLee, na civilização Asteca, entre outros.

Além disso, falaremos sobre a anatomia completa destelendário ser e do réptil Dragão – de –Komodo, espécie de Lagarto que vive em ilhas indonésias, um parente moderno doassombroso Dragão mitológico.
Viaje conosco nos mistérios do Mundo através de épocas,culturas e ciências! E descubra o prazer que o conhecimento pode nosproporcionar. Você que é leitor assíduo e fiel deste espaço, indubitavelmenteirá se envolver de forma bastante espontânea e empolgante neste assunto que temgerado espanto nas mentes dos maiores especuladores e curiosos da Bíblia.
Para introduzirmos e desenvolvermos o tema em foco, vamosfazer algumas indagações e tentar respondê-las concomitantemente.

1 . O que são “Dragões”? Serão frutos da Mitologia?
Para entendermos a resposta a pergunta acima, precisamosanalisar inicialmente a questão da Mitologia e do mito.

1.1 O que é a Mitologia? Mitologia (do grego μυθολογία) é o estudo dos mitos (lendas e/ouhistórias) de uma cultura em particular creditadas como verdadeiras e queconstituem um sistema religioso ou de crenças específicos.
Os mitos são, geralmente, histórias baseadas em tradições elendas feitas para explicar o universo, a criação do mundo, fenômenos naturaise qualquer outra coisa a que explicações simples não são atribuíveis.
Mas nem todos osmitos têm esse propósito explicativo. Em comum, a maioria dos mitos envolvemuma força sobrenatural ou uma divindade, mas alguns são apenas lendas passadasoralmente de geração em geração.
Figuras mitológicas são proeminentes na maioria dasreligiões e a maior parte das mitologias estão atadas a pelo menos umareligião. Alguns usam a palavra mito e mitologia para desacreditar as históriasde uma ou mais religiões.
O termo é frequentemente associado às descrições dereligiões fundadas por sociedade antigas como mitologia romana, mitologiagrega, mitologia egípcia e mitologia nórdica, que foram quase extintas.
No entanto, é importante ter em mente que enquanto algunsvêem os panteões nórdicos e célticos como meras fábulas outros os têm comoreligião. Pessoas de muitas religiões tomam como ofensa a caracterização de suafé como um conjunto de mitos.

Muitas pessoas concordam que cada religião tem um grupo demitos os quais desenvolveram-se somados às escrituras. Para alguns, esses“Dragões” são puros mitos. E para outros, infelizmente, reverenciados com osseres “sagrados”.
Conhecidos como “dragos”(do grego drákon, δράκων) são vistos pela maioria como seres mitológicosderivados dos mais diversos povos e civilizações. Porém o que nos incomoda é ofato de termos tantos vestígios da mesma forma que a inexplicável concomitânciaentre os povos do oriente e ocidente ao relatarem características tão parecidasde um mesmo ser.
Povos de diferentes regiões e religiões que nunca se viram,apresentam, desde tempos remotos, influências tendenciosas a existência dessesseres sem falar em algumas evidências históricas, paleontológicas, sociais ,arqueológicas e até mesmo Bíblicas e teológicas.

Para se ter noção a palavra “Dragão” aparece na Bíblia no mínimo em 18 vezes em toda a Bíblia Sagrada. Sendo 05 vezes no VT e 13 vezesno NT.
A palavra “Leviatã” por sua vez, aparece na Bíblia apenas 05vezes. O que nos faz extrair esses monstros da categoria mitológica. Os dragões, na maioria das vezes, são manifestos através de imagens e esculturas em formade animais em gigantescas dimensões, invariavelmente assumem aspecto de répteis(Imensos lagartos ou serpentes), normalmente aparecem com asas, plumas, ehálito de fogo.
O termo “dragão” é originário do grego drakôn, usado para definir grandes serpentes. Em se tratando demito, a maioria deles são apresentados literalmente como grandes serpentes,como eram inclusive a maioria dos primeiros dragões mitológicos, e em suasformações quiméricas mais comuns. Dentro dos mitos, lendas e folcloresorientais e até mesmo ocidentais, existe uma grande variedade de tipos dedragões.
Para cada cultura específica eles assumem uma função e umarepresentatividade diferente podendo ser fonte de força.

I - Dragões à luz daCiência
Alguns questionamentos são evidenciados quando queremosenquadrar de forma científica, seguindo uma linha dentro do que denominamos de “MétodoCientífico” essa questão da existência dos Dragões.
Tentaremos, dentro de algumas pesquisas feitas, responder àtais indagações.
Dentre as perguntas que vem a tona, temos as seguintes:

a) O que a Ciência diz acerca dos “Dragões”?
Cientistas, com o apoio do Discovery Channel, criaram umalinha científica de estudo. De acordo com os pesquisadores, a idéia dereconstituir os passos dessas criaturas veio após a descoberta de um fóssilcongelado no interior de uma caverna no monte Cárpatos, que percorre 1500 Kmentre as fronteiras da República Checa, Eslováquia, Polônia, Romênia e Ucrânia.Com auxílio da computação gráfica foi possível ilustrar a forma desses animaise como teria sido seu desaparecimento. O mais curioso e que junto ao Dragãoforam encontrados cinco corpos humanos, pasmem: quase todos queimados. Deacordo com os descobridores, havia espadas com pontas quebradas e uma foiencontrada cravada no dragão.

b) E a questão científica de soltar “fogo” pela boca?
A maior das indagações, apoiadas pelos cépticos de nãoaceitarem a existência dos dragões, é a questão deles soltarem chamas pela bocaou nariz. Parece uma aberração da lógica cientifista.
Porém, no estudo, que virou um documentário, é trabalhada ahipótese de que a boca do animal tinha um compartimento resistente para impedirqueimaduras, suas presas ( dentes) produziam um material que realizavacombustão instantânea.
Descobriram que estes seres poderiam muito bem utilizarem omesmo hidrogênio usado para se manterem no ar como combustível. Elementar que acombustão aconteceria com o uso da platina em pó, um tipo de catalisador,encontrado nas rochas sedimentarias. Local onde os seres cotidianamente habitavam. O material seria usado para fazer faísca e conseguir a tão esperadaexplosão de fogo.

c)E a questão científica de “voarem e terem asas”?
De acordo com essa teoria e possíveis descobertas, os Dragões podiam voar porque além de possuírem asas, seus ossos eram ocos além de terem a capacidade de produzirem hidrogênio.

CONTINUA... Bibliografia: - Shedd, Russel , A Bíblia VidaNova, SBB e SREVN; - Bíblia Ilúmina; - Wikipédia; - Dragões, Mitos e Verdades,Ed. Escala; - Instituto Cristão de Pesquisa – ICP; - Bíblia de EstudoPentecostal, CPAD.

0 comentários:

Postar um comentário

adrimaceio@hotmail.com

Seguidores